domingo, 12 de dezembro de 2010

EDMUNDO, SUA BATATA ESTÁ ASSANDO

Esta receita foi feita em homenagem a um simpático senhor que me apresentou, no dia de hoje, uma requintada e maravilhosa peça da culinária: a "Pancetta".

Explicando melhor: pela manhã, resolvi ir ao supermercado Pão de Açúcar fazer umas compras mais sofisticadas - há mercadorias que só achamos lá. Nesse meio tempo, ocorre um blackout no Rio de Janeiro, e, entre pisca luz pra cá, pisca luz pra lá, o acaso me fez conhecer o Sr. Edmundo no balcão de corte de frios, com quem comecei a trocar uma boa prosa.  Entre os muitos assuntos falados, ele mencionou a "Pancetta". Cabe ressaltar aqui que o Sr. Edmundo é formado em Gastronomia pela Faculdade Estácio de Sá.

Mas o quem vem a ser a Pancetta, afinal? "Pancetta", em italiano, significa "barriguinha". É a mesma carne da barriga do porco, estriada com carne magra e gordura, que dá origem ao toucinho ou bacon. Da mesma forma que o toucinho, é defumada, porém bem menos, e é maturada por pelo menos trinta dias, o que a torna mais macia que o toucinho. Nessa defumação são incluídos ervas e temperos que dão aroma à carne.

Pois bem, a descoberta da pancetta me deixou muito inspirado. E, assim que cheguei em casa, decidi criar algo em cima desta maravilha. O resultado foi soberbo e divido aqui com vocês. E agora chega de conversa e vamos ao trabalho.

Pancetta com batatas gratinadas
Ingredientes:

02 dentes de alho.
03 batatas doce grandes.
03 batatas inglesas grandes.
01 copo de requeijão ( usei requeijão sabor provolone ).
200 g de Pancetta.
02 colheres de sopa de manteiga.
01 colher de sopa de amido de milho.
1/2 litro de leite.
100 g de queijo parmesão.
Sal a gosto.

Mãos à Obra:

Lave bem as batatas, se possível use uma escovinha. Corte-as em  rodelas, com casca e tudo, cozinhe-as em água com uma pitada de sal até que fiquem ao ponto (não deixe que se desmanchem - se achar conveniente, cozinhe as batatas separadamente).

Em uma panela, coloque o óleo e frite o alho amassado em fogo brando, até dourar. Adicione o leite, o requeijão, o sal , 50 g de queijo parmesão e o amido de milho dissolvido em um pouco de água. Cozinhe até engrossar.

Pegue um refratário e unte-o com manteiga. Para montar, alterne uma camada de batata inglesa, uma camada de pancetta e uma camada de molho. Repita, intercalando as batatas doce e inglesa. Por último, uma camada de pancetta, polvilhada com queijo parmesão ralado.

Leve o refratário ao forno para gratinar. Sirva como acompanhamento de carnes, peixes ou  aves, e delicie-se.

Bom apetite!




Clique no botão abaixo para imprimir

Nenhum comentário: